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Marcio Jose Villard Aguiar

Grupo Pela Vidda-RJ (ONG)

O projeto Babadão da Promoção da Saúde foi idealizado a partir das experiências de jovens freqüentadores do Grupo Pela Vidda-RJ, buscando-se conhecer e avaliar melhor as práticas de prevenção, educação e promoção da saúde em relação às DST e Aids. O estudo foi orientado a partir do aumento de dados epidemiológicos (novos casos) de DST e Aids, principalmente, infecção por HIV, envolvendo jovens (16 a 30 anos).

A proposta objetivou um levantamento sócio-educativo em saunas gays junto a jovens envolvendo o seu conhecimento acerca de práticas de prevenção e educação utilizados nas suas relações homoeróticas e homocomerciais (os mesmos que atuam como profissionais do sexo). O projeto firmou parceria com saunas gays onde há freqüência de garotos de programa e drags-queens que se apresentam em shows, além de bares, boates, raves e quiosques, todos com práticas homocomerciais, com vistas a formação de agentes mobilizadores.

                     

A metodologia utilizada viabilizou a participação de vários rapazes sem que houvesse exposição e estigmatização de suas relações homocomerciais. Foram realizadas entrevistas, oficinas temáticas e metodológicas. As atividades foram realizadas semanalmente na grande maioria no espaço do GPV-RJ e, também, nas saunas. O projeto privilegiou a construção coletiva de conceitos e práticas de prevenção das DST e Aids intermediados pelos vários saberes (participantes, convidados, equipe do projeto, etc.) possibilitando, principalmente, o debate acerca do tema Aids e vulnerabilidade.

            A agenda do projeto foi prevista em 06 meses, mas desde o início ficou pactuado a continuidade da proposta na maioria dos estabelecimentos parceiros (saunas principalmente). O projeto cadastrou 86 participantes nas oficinas e envolveu 320 participantes no levantamento sócio-educativo (avaliação comportamental).

            O projeto demonstrou através dos momentos de convivências, avaliações, oficinas e através do levantamento sócio-educativo uma forte descontinuidade das campanhas e estratégias de promoção da saúde junto ao público jovem, principalmente, os que foram envolvidos nas saunas. Vários passaram a ter informação e acesso a rede do SUS a partir das oficinas. Foram produzidos conjuntamente materiais educativos com especificidade e cuidado na comunicação e linguagem. Os resultados demonstraram maior vulnerabilidade e desinformação com os jovens dos contextos de periferia e baixa escolaridade.