// Atividade “ConvHIVencias” debate questões sobre pré-julgamento | Pela Vidda

NOTICIAS

Atividade “ConvHIVencias” debate questões sobre pré-julgamento


 

O Pela Vidda-RJ se reuniu na tarde da última segunda-feira (30) na sede do grupo, no centro do Rio de Janeiro, para o lançamento da atividade “ConHIVencias”, com o psicanalista e artista plástico João Bosco Millen. A atividade tinha como objetivo contar vivências terapêuticas e desconstruir estigmas sobre viver com HIV/Aids.

Quem entrava pela sala de convivência do grupo encontrava uma cena curiosa! Todos os presentes eram convidados a descrever, com o maior número de adjetivos, um sabonete que se encontrava no centro da mesa. O momento em que os participantes abriram a embalagem e encontraram outro sabonete com forma e fragrância diferentes do que o descrito anteriormente provocou uma reflexão sobre as questões que envolvem o problema do pré-julgamento.

A dinâmica foi construída ao longo de anos, com pacientes em quadros terminais e com câncer, por João Bosco, que mais do que embasamento teórico, provoca a reflexão dos presentes, com o discurso descrito anteriormente pela plateia.

“Essa atividade visa devolver a espontaneidade, criatividade e a dignidade aos seres humanos, restituindo a sensibilidade e diminuindo a angustia e depressão. Muito mais interessante do que produzir uma concepção sobre a teoria, é importante vivenciar em uma questão real. Esses exercícios são importantes porque a cada reunião eu encontro um retorno dos ouvintes”, disse.

O Pela Vidda-RJ foi fundado há mais de 27 anos e foi o primeiro fundado por pessoas vivendo com HIV/Adis. Desde então, trabalha pela integração, valorização e dignidade dessas pessoas. O grupo fica na Av. Rio Branco, nº 135, grupo 709, no Centro do Rio de Janeiro. Mais informações: 25181997 ou gpvrj@pelavidda.org.br.