// Grupo Pela Vidda-RJ celebra sucesso da ação de testagem nas Olimpíadas, em parceria com AHF Brasil | Pela Vidda

NOTICIAS

Grupo Pela Vidda-RJ celebra sucesso da ação de testagem nas Olimpíadas, em parceria com AHF Brasil


Na última sexta-feira (19), o Grupo Pela Vidda-RJ realizou o último dia da ação de testagem durante a Olimpíada. Em parceria com a AHF Brasil, o grupo levou para a Praça Mauá, Praça XV e para o Parque Madureira, locais de concentração de eventos durante as Olimpíadas, testes rápidos por fluido oral para HIV. Além disso, a equipe de voluntários distribuiu material informativo sobre o vírus, formas de prevenção e tratamento. A ação de testagem foi realizada junto com a campanha Eu Abraço, realizada pela Unaids, em parceria com o Pela Vidda-RJ, AHF Brasil e Departamento de DST/Aids e Hepatites Viriais, do Ministério da Saúde, e a Gerência de DST e Aids do munícipio do Rio de Janeiro.

Para a ação, o Pela Vidda-RJ formou uma equipe de 10 novos voluntários, que continuará realizando testagem rápida por fluido oral na sede do grupo e em outros eventos externos. Os voluntários participaram de treinamentos, onde conheceram e se aprofundaram sobre conceitos importantes sobre essa temática, como formas de prevenção, tratamento, PEP, PREP, vinculadores, janela imunológica, entre outros, e aprenderam como fazer o teste por fluido oral. Apesar do preconceito e falta de informação, a recepção do público na ação foi positiva: “há dois anos estou no Pela Vidda-RJ e há seis meses estou colaborando com a testagem. As pessoas ainda tem receio de fazer o teste por conta do estigma, mas sempre que fazemos ação na rua temos uma boa receptividade”, contou Gabriel Freitas, um dos voluntários do projeto.

Ao todo, o Pela Vidda-RJ realizou testagem em seis dias, sendo um na Praça XV, um na Praça Mauá e quatro no Parque Madureira. Foram realizados 521 testes rápidos. Edilene Bastos, coordenadora de testagem do grupo falou sobre o sucesso da ação: “esse projeto teve início na Olimpíada e teve uma adesão muito boa, tanto dos grupos com maior vulnerabilidade a novas infecções por HIV, como do público em geral. As pessoas estão agradecendo pelo nosso trabalho. Conseguimos um número bem alto de testagem”, comentou.

Ela comentou ainda sobre a importância de tornar o teste rápido mais acessível para a população. “A importância de levar teste para os pontos de comemoração, festa e evento é oferecer o acesso à testagem de maneira simples, com informação e orientação. Muitas pessoas nesses eventos fazem o teste pela primeira vez na vida. Já trabalho com testagem de campo há algum tempo e observo que as pessoas muitas vezes nunca realizaram o teste pelo preconceito de ir até a unidade de saúde, de solicitar o teste para um médico. Quando eles encontram uma equipe que os acolhe, eles fazem a testagem. De jovens de 16 anos, até pessoas mais velhas, a gente vê um grande número de pessoas que fazem o teste pela primeira vez. Além disso, essas ações descontroem de certa forma o preconceito com o HIV e naturaliza mais a testagem”, destacou Edilene.

O Grupo Pela Vidda-RJ realiza testagem rápida por fluido oral na sua sede, de terça à sexta-feira, das 14h30 às 18h. O grupo fica na Av. Rio Branco, 35/709, Centro-RJ.