// Grupo Pela Vidda-RJ e AHF Brasil lançam projeto Rio Stop Aids | Pela Vidda

NOTICIAS

Grupo Pela Vidda-RJ e AHF Brasil lançam projeto Rio Stop Aids


Divulgação

No último dia 05, o Grupo Pela Vidda-RJ realizou, em sua sede, o lançamento do projeto Rio Stop Aids. Com a presença de representantes da Aids Healthcare Foundation – AHF – de Los Angeles, Hong Kong, América Latina e Brasil e de voluntários do Grupo, foi dada a largada para o projeto que tem como objetivo incentivar o teste voluntário para detecção precoce do HIV.

Durante a apresentação do projeto, voluntários puderam contar um pouco de suas experiências com a testagem rápida, que é realizada através de fluido oral, gratuitamente. A maioria dos relatos falava do medo que as pessoas têm em fazer o teste, o que leva muitas pessoas a nunca terem ficado cientes de sua sorologia. No escopo das ações do Rio Stop Aids também estão a distribuição de material informativo sobre o vírus e formas de prevenção.

Miguel Pedrola, diretor adjunto da AHF América Latina define o Rio Stop Aids como um projeto ambicioso. “As minhas expectativas são as melhores possíveis. Somos parceiros do Grupo Pela Vidda-RJ há um bom tempo e sabemos que é um grande esforço fazer a população compreender que é preciso fazer o teste para, em caso positivo, acessar o tratamento o quanto antes”.

Para Cristina Rasposo, coordenadora de país de AHF Brasil, a população deve criar a cultura da testagem e da prevenção, de uma maneira geral. “A gente precisa tratar os assuntos prevenção, testagem, HIV muito mais à tona. Eu espero que esse trabalho possa trazer pra gente a oportunidade de falar sobre sexo e sexualidade, falar mais sobre novas maneiras de nos aproximarmos do sistema de saúde”, disse.

O Grupo Pela Vidda existe há 27 anos e, desde então, vem trabalhando para que a sociedade acolha e respeite pessoas soropositivas. Ele foi o primeiro grupo criado no Brasil por pessoas com HIV e Aids, seus familiares e amigos. Cristina aproveitou para falar sobre o grupo: “o trabalho feito aqui pode mudar a mentalidade das pessoas. O Pela Vidda-RJ pode quebrar o paradigma do medo da testagem. A seriedade da instituição e dos voluntários faz toda a diferença e acho que o próprio sistema de saúde pode aprender a acolher as pessoas de uma maneira humanizada e equânime”.

Márcio Villard, coordenador de projetos do GPV, finalizou o evento dizendo que “o trabalho que fazemos nos torna melhor como pessoas, é uma doação que nos motiva todos os dias”.

O Grupo Pela Vidda-RJ realiza testagem rápida por fluido oral na sua sede, de terça à sexta-feira, das 14h às 18:30h. O grupo fica na Av. Rio Branco, 135/709, Centro-RJ.