// Nossos 28 anos!!! | Pela Vidda

NOTICIAS

Nossos 28 anos!!!


Do sexo seguro a criminalização da transmissão do HIV: A ideologia do preconceito e da exclusão.

Há 28 anos o Grupo Pela Valorização, integração e dignidade do doente de Aids, GPV-RJ, foi idealizado como uma organização comunitária sem fins lucrativos e econômicos, objetivos partidários ou religiosos em 24 de maio de 1989. Organizou-se como uma entidade de defesa dos direitos humanos, composto principalmente por pessoas vivendo com HIV e Aids (PVHA) seus amigos e familiares.

Fundado por Herbert Daniel, escritor, militante dos direitos humanos e da luta contra a Aids naquele tempo ele chamava a atenção de todos para o surgimento da Morte Civil. O conceito de Morte Civil traduzia plenamente o silêncio social imposto e a consequente perda de direitos após o diagnóstico do HIV e Aids. As pessoas com Aids eram automaticamente impedidas de exercer sua cidadania e de revelar sua sorologia.

Por que o preconceito continua tão forte e ainda presente na sociedade? Por que ainda não conseguimos vencer o estigma e a exclusão social? Por que a luta pela dignidade e o respeito a quem vive com HIV e Aids ainda não foi capaz de vencer a desinformação, a ignorância e o preconceito?

Após mais de três décadas ainda vivenciamos a Morte Civil frente ao HIV e Aids, por que ainda é tão difícil vencermos a ideologia do preconceito e da exclusão? Há alguns anos cresce no Brasil um movimento conservador e moralista que tem por objetivo criar pânico e desinformação social acerca das pessoas que vivem com HIV e Aids. Criam campanhas e Projetos de Lei, como o PL 198/2015 que objetiva criminalizar a transmissão pelo HIV.

O Grupo Pela Vidda-RJ ao completar 28 anos de luta e defesa dos direitos das Pessoas Vivendo com HIV e Aids alerta:

Só poderemos enfrentar a epidemia de Aids no Brasil se houver diálogo, compromisso e parceria com a sociedade. O cenário atual tem sido um pesadelo constante para as ONG/Aids brasileiras e tudo que esperamos é receber o devido apoio de governos e instituições para programarmos nossas ações e cumprirmos integralmente nossa missão social de promover direitos, dignidade e cidadania para as Pessoas Vivendo com HIV e Aids.

Celebração pelos 28 Anos do Grupo Pela Vidda-RJ