// Um SUS melhor para o Brasil: movimento de luta contra a AIDS faz ato em defesa do SUS no Centro do Rio | Pela Vidda

NOTICIAS

Um SUS melhor para o Brasil: movimento de luta contra a AIDS faz ato em defesa do SUS no Centro do Rio


A manutenção do Sistema Único de Saúde e mais investimento e qualidade para a saúde pública no Brasil. Foi isso que reivindicou o Grupo Pela Vidda-RJ, no ato realizado ontem em frente à Igreja da Candelária, no Centro do Rio de Janeiro.  Com palavras de ordem, como “Um SUS melhor para o Brasil” e “O SUS é do povo brasileiro”, faixas com artigos da Declaração dos Direitos Fundamentais da Pessoa que Vive com HIV e AIDS, placas, cartazes, velas e apitos, cerca de 50 participantes se manifestaram em defesa do SUS, da democracia, do respeito e pelo fim do preconceito e do estigma.

Durante o ato, os manifestantes destacaram a importância do Sistema Único de Saúde para a população brasileira e sua importância para a luta contra a AIDS. Pessoas que vivem com HIV estiveram na manifestação e perguntaram: “onde eu vou fazer meu tratamento e meus exames, se o SUS acabar ou sua qualidade diminuir?”. “Esse ato é contra todos que estão pensando em privatizar, terceirizar e acabar com o SUS. Estamos próximos de completar 30 anos de uma luta por direitos e por inclusão. O SUS não é só saúde, ele incluiu a população. Quase 80% da população brasileira tem atendimento no SUS, em um dos três níveis: atenção básica, secundária ou terciária. E nós do movimento de luta contra AIDS ficamos muito preocupados com essas falas, que colocam em dúvida a continuidade do serviço. Esse ato quer chamar a atenção da população, pois nós não podemos permitir que uma conquista do povo brasileiro seja sucateada. Saúde é direito, saúde não é mercadoria. A gente tem que chamar todos para que se conscientizem do que está acontecendo no país, independente de partido, ideologia, de convicções, nós temos que defender a sociedade e os nossos direitos”, destacou Marcio Villard, coordenador do Pela Vidda-RJ.

Representantes da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS – ABIA, também estiveram presentes. A escolha da Candelária para o ato não foi a toa: “a Candelária é um símbolo de luta, palco de uma das maiores chacinas dessa país, e nós precisamos usar esse espaço como espaço de luta e de busca por cidadania. Precisamos estar unidos para não deixar acontecer esse levante contra a cidadania, contra os direitos individuais, coletivos e difusos. Porque a gente precisa de um Brasil livre, diverso, autônomo e inclusivo para todos e todas”, completa Marcio.

A manifestação é um dos eventos que marcam os 27 anos do Grupo Pela Vidda-RJ, celebrado hoje (24). Durante o ato, as drag queens do Mix da Prevenção distribuíram kits de prevenção. Cerca de 10 drags distribuíram 5 mil kits para as pessoas que passavam a pé e de carro pela Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias da cidade.