// Voluntários preparados para atuar nas Olimpíadas | Pela Vidda

NOTICIAS

Voluntários preparados para atuar nas Olimpíadas


 

Na tarde de ontem, o Grupo Pela Vidda-RJ realizou, em sua sede, mais uma etapa do treinamento dos voluntários que participarão da ação de testagem rápida durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, que será feita em parceria com a AHF Brasil. Cerca de 15 pessoas participaram da atividade, que começou na segunda e se encerrará hoje.

 

A responsabilidade de conversar com os voluntários sobre o vírus HIV, formas de prevenção, testagem rápido por fluido oral e outros assuntos relacionados à temática ficou com Beto de Jesus, consultor da AHF Brasil. Durante o treinamento, os voluntários aprenderam conceitos importantes relacionados a esse tema como cascata de cuidados, PEP e PREP, vinculadores, adesão ao serviço de saúde, tipos de epidemia, importância da testagem, formas de prevenção etc.

 

Em um momento mais prático da capacitação, os voluntários conheceram a ficha de vinculação que será utilizada, simularam abordagens e entregas de resultado e conheceram melhor o teste rápido por fluido oral, que será utilizado no projeto. A coordenadora de prevenção do Pela Vidda-RJ, Ediliene Bastos, também participou.

 

Durante as Olímpiadas, Pela Vidda-RJ e AHF Brasil levarão testagem rápida por fluido oral para a Praça Mauá e para o Parque Madureira. As duas organizações também são parceiras da Unaids na campanha “Eu Abraço”, que será realizada durante os jogos.

 

Veja o calendário de ações:

  • 07/08 – Praça Mauá – das 15h às 19h;
  • 10/08 a 14/08 – Parque Madureira – das 16h às 20h;
  • 17/08 a 21/08 – Praça Mauá – das 15h às 19h